terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tibete


   O Tibete ou Tibet é uma região de planalto da Ásia, um território disputado situado ao norte da Cordiheira do Himalaia abitada pelos tibetanos e outros grupos étnicos como os monpas e os lhobas, além de grandes minorias de chineses han e hui. O Tibete é a região mais alta do mundo, com uma elevação média de 4 900 metros de altitude, e por vezes recebe a designação de "o teto do mundo" ou "o telhado do mundo".



   É uma província incorporada à China que luta para desligar-se politicamente. O governo é teocrático e tem como líder o Dalai Lama.

                    Dalai Lama

   O principal interesse da China no território tibetano é decorrente da localização geográfica estratégica, pois a província se encontra no continente asiático, no sul e no centro da Ásia, o que facilita o controle da região por parte da China. Essa configuração geográfica possibilita melhor controle por parte do governo chinês, diante desse fato os líderes chineses não têm intenção de conceder a independência política total ao Tibete.
   Mas o interesse chinês no território tibetano não está ligado somente à localização estratégica da região, mas também às suas riquezas naturais, como, por exemplo, as grandes áreas preservadas compostas por enormes florestas, consideradas um grande potencial bioenergético, sem contar as importantes jazidas de minérios presentes no território do Tibete, tais como cromo, cobre, bórax, urânio, lítio, ferro, cobalto e muitos outros.

Características Gerais do Tibete

Gentílico: Tibetano.

Capital: Lhasa.

Língua oficial: tibetano.

Governo: Provincial comunista.

Fundação: Declarada Província da China no dia 5 de novembro de 1913.

População: 2,8 milhões aproximadamente.

Expectativa de vida: 67 anos.

Moeda: Renminbi (Yuan).





________________________________________

Bandeira do Tibete


Fontes: 1, 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário